top of page
  • Foto do escritorTarcisio Bonessi Junior

BI vs. Power BI e BIMachine: entenda as diferenças e escolha a melhor opção para sua empresa


bi-powerbi-bimachine

Business Intelligence, ou BI, é um conjunto de tecnologias e práticas que ajudam as empresas a coletar, analisar e transformar dados em informações úteis para a tomada de decisões estratégicas.

Com o BI é possível ter uma visão mais clara do desempenho do negócio e identificar oportunidades de crescimento e melhoria. Adotar este conceito e praticar uma gestão baseada em BI é especialmente importante em um mundo cada vez mais competitivo e complexo, em que as decisões precisam ser tomadas com rapidez e precisão.

Neste conteúdo vamos explorar em detalhes o que é Business Intelligence, Power BI e BIMachine e como eles podem ser utilizados para impulsionar o sucesso da sua empresa. Acompanhe!


Diferenças entre BI, Power BI e BIMachine

Embora possam ter funções semelhantes, há diferenças significativas entre elas em termos de recursos, complexidade e usabilidade. Entenda agora a diferença entre Business Intelligence (BI), Power BI e BIMachine.

Business Intelligence - BI

Business Intelligence (BI) é uma metodologia que envolve a coleta, análise e apresentação de dados para ajudar as empresas a tomar decisões mais controladas e estratégicas.

O objetivo do BI é fornecer insights acionáveis que possam ajudar as empresas a melhorar a eficiência, reduzir custos, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões mais precisas e eficazes.

Em nosso blog temos um conteúdo específico falando sobre esse assunto. Você pode conferir aqui!

O diferencial do BI é sua capacidade de integrar dados de várias fontes diferentes, incluindo bancos de dados internos, aplicativos de software, dispositivos móveis e dados de terceiros, para criar uma visão holística dos negócios.

O BI também permite que as empresas analisem dados históricos e atuais para identificar tendências e padrões, além de fazer previsões e cenários futuros.

Este conceito abrange desde a coleta de dados até a visualização de informações por meio de dashboards, relatórios e análises avançadas.

Power BI

O Power BI é um software de Business Intelligence da Microsoft que permite criar visualizações interativas de dados. Com ele, é possível extrair informações valiosas a partir de diferentes fontes de dados e compartilhá-las facilmente com outros usuários.

Suas funcionalidades incluem a criação de dashboards personalizados, a análise de dados em nuvem e a integração com outras ferramentas da Microsoft, como o Excel e o SharePoint.

O Power BI se tornou bastante popular no mercado, justamente por ser da gigante Microsoft e por popularizar o conceito de self-service em BI. É muito comum encontrar na internet cursos que ensinam as pessoas a utilizarem o Power BI

Conhecendo o BIMachine

O BIMachine é uma ferramenta de BI brasileira e que vem ganhando muito espaço no mercado, já sendo líder no segmento de soluções analytics na América Latina. Com uma orientação mais corporativa, o BIMachine é 100% web e conta com uma série de dashboards e relatórios prontos para o uso por praticamente todos os setores de uma empresa. Bastando fazer a conexão com as fontes de dados para iniciar a sua utilização.

Além disso, também é possível criar dashboards personalizados, relatórios e análises de dados avançadas de forma intuitiva e ágil. Entre suas funcionalidades, destacam-se a integração com diferentes fontes de dados, a possibilidade de compartilhamento de informações através da automatização de envio de relatórios e gestão à vista, uma espécie de apresentador que pode ser publicado para se atualizar em tempo real e ser visualizado em uma TV ou monitor.

Para quem procura uma ferramenta proativa, que emita alertas a partir de indicadores e métricas pré-definidas, o BIMachine é uma alternativa muito interessante. Ainda, a BIMachine oferece suporte técnico especializado, em português, e um ambiente seguro e escalável para a gestão de dados.


Principais diferenças entre o Power BI e o BIMachine

Embora tanto o Power BI quanto o BIMachine sejam ferramentas de Business Intelligence, eles possuem algumas diferenças importantes. O Power BI é um software específico da Microsoft com forte apelo para usuários desenvolvedores que queiram desenvolver seus próprios projetos.

Já o BIMachine é uma plataforma de BI completa que oferece recursos de visualização, análise e gerenciamento de dados em um ambiente web totalmente seguro e que já tem uma série de templates pré-prontos para você aplicar aos seus projetos.

Além disso, o BIMachine (como já comentamos anteriormente) por ser uma solução nacional oferece suporte técnico mais acessível e especializado. A escolha entre as duas ferramentas dependerá das necessidades específicas de cada empresa.


Tendências e futuro do Business Intelligence

As tendências futuras do Business Intelligence incluem o aumento da inteligência artificial, a automatização de processos e o uso de dados em tempo real.

Com isso, espera-se que as ferramentas de BI sejam cada vez mais acessíveis e fáceis de usar, permitindo que empresas de todos os tamanhos utilizem dados para tomar decisões estratégicas com maior eficiência.


Como escolher a melhor opção para a sua empresa

Para escolher a melhor opção para sua empresa, é importante considerar a quantidade e variedade de fontes de dados que precisam ser analisadas.

Empresas que queiram aproveitar o benchmarking do mercado e implementar uma ferramenta de BI com rápida entrega, evoluindo para personalizações e crescimento da cultura analytics a partir de dashboards e gráficos, e indicadores, já validados e utilizados por pequenas, médias e grandes corporações, podem se beneficiar mais com a plataforma BIMachine.

Já empresas com necessidades pontuais de análise de dados e que tenham uma equipe interna capaz de suportar a tecnologia, sem muito suporte, podem aproveitar os benefícios do Power BI.

Outros critérios a serem considerados incluem a facilidade de uso, a escalabilidade, a capacidade de personalização e o suporte técnico oferecido pela plataforma escolhida.

Em última análise, a melhor escolha dependerá das necessidades específicas da empresa e dos objetivos que se pretende alcançar com a análise de dados. É importante avaliar cuidadosamente as opções disponíveis antes de tomar uma decisão final.

Você pode contar com uma empresa especializada em serviços de BI, como a Evne, que possui uma equipe capacitada pronta para atendê-lo em qualquer ocasião!

Acesse nosso site e tenha mais detalhes!

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page